top of page
  • Rtvets

3 segredos dos RTs de sucesso


No artigo anterior falamos das principais funções do Responsável Técnico Veterinário, independente da área de atuação. É imprescindível saber o básico, mas para se destacar no mercado e ser um RT de sucesso precisa do "algo a mais". Por isso, neste artigo elencamos 3 segredos, ou habilidades essenciais que o profissional deve ter para se diferenciar.


Saber se comunicar:


Primeiro a ponto a se destacar é a habilidade da comunicação. Como o RT lida com pessoas de formação diversas, é necessário saber se comunicar com qualquer um. Importante destacar que o ato da comunicação não está relacionado apenas a fala, mas também a escuta. Realmente ouvir o outro é imprescindível. Essa é uma das regras da comunicação não-violenta, tema muito abordado na atualidade, e que vale muito a pena saber a respeito.


Em muitas situações, queremos apenas nos defender de acusações ou imposições feitas pela outra pessoa, assim aprendemos, mas não é a maneira mais adequada, visto que pode culminar em discussão. Por isso o enfoque deveria ser sempre a situação e não o julgamento. Apresentar a situação em detalhes como ocorreu, sem julgar as atitudes do outro, pontuando o que foi feito de errado, qual a forma adequada a ser realizada, sem julgar ou ferir o interlocutor é a forma adequada de comunicação, chegando a um consenso da melhor forma a se fazer ou executar. Além disso é possível utilizar da técnica do questionamento, para que mediante perguntas a própria pessoal entenda o que foi feito erroneamente ou qual seria a forma adequada de realização.


Interessante destacar que este não é um caso específico a ser utilizado apenas na atuação como responsável técnico, mas sim pra vida, tornando mais harmoniosa as relações profissionais e também pessoais.


Saber se portar

A posição do responsável técnico é uma posição de liderança, devendo o profissional saber se portar da maneira adequada. Os colaboradores e diretores devem dar o devido respeito ao profissional, pois é ele quem detém do conhecimento técnico necessário para implementar as exigências legais, gerar lucros na empresa e evitar multas impostas pelos órgãos fiscalizatórios. Seu papel é de grande importância na empresa, devendo ser ouvido. Por isso é importante que o profissional saiba se vestir e portar da maneira adequada para o cargo.


Não comparecer na empresa e não realizar treinamentos com a equipe são atitudes errôneas que fazem com que este profissional passe despercebido. Fazer reuniões frequentes, corrigir procedimentos inadequados, conversar com os colaboradores para ajustes são imprescindíveis para essa percepção da importância do profissional.


Saber o que fazer


Não adianta o profissional saber se comunicar e se portar se ele não detém do conhecimentos técnico e legal necessário. Portanto o conhecimentos do aparato técnico específico para aquela área de atuação, e também das exigências legais faz parte desta tríade de fatores de sucesso para o RT. Importante destacar a necessidade de entendimento das exigências, e até mesmo proatividade por parte do profissional quando não souber, buscar a informação, que seja com o órgão responsável pela legislação, com outros colegas da área ou até mesmo empresas que atuam naquele segmento.


Gostou? Conheça nosso curso Profissão RT, e torne-se um profissional de destaque, clique aqui para conferir.


Por Raquel de Sousa Braga, Médica Veterinária CRMV-GO 5214

Em 22/12/2022.


#funçõesdort #rtveterinário

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page