Atuação do RT nos estabelecimentos veterinários



No post do dia 29/06/2022 abordamos sobre a diferença entre os estabelecimentos veterinários: consultório, clínica, hospital e ambulatório. Além de saber diferenciar os tipos de estabelecimentos, é importante para uma atuação diferenciada saber quais as competências do RT.


Nestas áreas de atuação é comum o profissional se empenhar na gestão do negócio quando proprietário ou no atendimento clínico, e deixar de lado as atividades da responsabilidade técnica, que são tão importantes quanto as citadas. Mas quais seriam essas atividades?


Importante destacar que a maioria dos CRMVs estabelece uma carga horária mínima de seis horas semanais para esta atividade. Então fique ligado, pois o atendimento clínico não entra na atuação do RT. Isso pode ser contratado e pago a parte. Além disso, é importante destacarmos que nas clínicas com internação ou atendimento 24 horas ou nos hospitais há a necessidade de permanência do profissional durante o plantão ou na internação dos animais, mas este não precisa ser o RT.


Após esses esclarecimentos vamos listar as atividades a serem desenvolvidas pelo RT:

  • garantir que o armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos somente é feito em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de máxima e mínima, com registro diário de temperatura. O registro deve ser feito pelo menos 2 vezes ao dia.

  • garantir que o armazenamento de alimentos seja feito em geladeiras ou unidades de refrigeração de uso exclusivo de alimentos de animais e de humanos em separado.

  • dispor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS. Caso o profissional tenha conhecimento também nesta área pode oferecer o serviço de elaboração do plano, sendo cobrado a parte.

  • garantir que os fluxos de área limpa e suja, crítica e não crítica, sejam respeitados.

  • certificar que os medicamentos controlados, de uso humano ou veterinário, estejam armazenados em armários providos de fechadura, sob controle e registro do médico-veterinário responsável técnico. Importante a realização de escrituração em livro próprio. O armazenamento em um único local facilita o controle desses insumos, evitando o uso indiscriminado por colaboradores que têm acesso a essas drogas.

  • verificar se todas as pias de higienização são providas de material para higiene, como papel toalha e dispensador de detergente.

  • Manter as instalações físicas dos ambientes externos e internos em boas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza.

  • garantir a qualidade e disponibilidade dos equipamentos, materiais, insumos e medicamentos de acordo com a complexidade do serviço e necessários ao atendimento da demanda.

  • garantir que os materiais e equipamentos sejam utilizados exclusivamente para os fins a que se destinam.

  • garantir que os mobiliários sejam revestidos de material lavável e impermeável, não apresentando furos, rasgos, sulcos e reentrâncias.

  • garantir a qualidade dos processos de desinfecção e esterilização de equipamentos e materiais.

  • garantir ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas.

  • certificar que os produtos violados e/ou vencidos, sob suspeita de falsificação, adulteração ou alteração são segregados em ambiente seguro e diverso da área de dispensação e das áreas de uso e identificados quanto a sua condição e destino.

Além da atuação técnica, também deve realizar atividades ligadas aos colaboradores do estabelecimento, realizando treinamentos; padronização de procedimentos (POPs); definição de documentos veterinários de uso por todos os profissionais lotados no estabelecimento; além de garantir que os profissionais estejam devidamente registrados no conselho e certificar que o trabalho dos estagiários sejam supervisionados.


A atuação do RT na aprovação das peças publicitárias e postagens também é muito importante, visto que o código de ética estabelece proibições e regulamentações sobre a publicidade desses estabelecimentos. Divulgações de gratuidade, promoções, descontos, formas de pagamento são proibidas, devendo o RT estar antenado e alerta às formas de divulgação da empresa.


São muitas as atribuições desse RT nesses estabelecimentos, mas ainda há oportunidades ocultas na sua atuação, como elaboração de PGRSS e atendimento clínico. Fica a dica.


Abraço da equipe RTvets.

#medvet #medicinaveterinaria #rtvets #medvetbrasil


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo