Atuação do RT nos estabelecimentos veterinários

No post do dia 29/06/2022 abordamos sobre a diferença entre os estabelecimentos veterinários: consultório, clínica, hospital e ambulatório. Além de saber diferenciar os tipos de estabelecimentos, é importante para uma atuação diferenciada saber quais as competências do RT.
Nestas áreas de atuação é comum o profissional se empenhar na gestão do negócio quando proprietário ou no atendimento clínico, e deixar de lado as atividades da responsabilidade técnica, que são tão importantes quanto as citadas. Mas quais seriam essas atividades?
Importante destacar que a maioria dos CRMVs estabelece uma carga horária mínima de seis horas semanais para esta atividade. Então fique ligado, pois o atendimento clínico não entra na atuação do RT. Isso pode ser contratado e pago a parte. Além disso, é importante destacarmos que nas clínicas com internação ou atendimento 24 horas ou nos hospitais há a necessidade de permanência do profissional durante o plantão ou na internação dos animais, mas este não precisa ser o RT.
Após esses esclarecimentos vamos listar as atividades a serem desenvolvidas pelo RT:
garantir que o armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos somente é feito em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de máxima e mínima, com registro diário de temperatura. O registro deve ser feito pelo menos 2 vezes ao dia.
garantir que o armazenamento de alimentos seja feito em geladeiras ou unidades de refrigeração de uso exclusivo de alimentos de animais e de humanos em separado.
dispor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS. Caso o profissional tenha conhecimento também nesta área pode oferecer o serviço de elaboração do plano, sendo cobrado a parte.
garantir que os fluxos de área limpa e suja, crítica e não crítica, sejam respeitados.
certificar que os medicamentos controlados, de uso humano ou veterinário, estejam armazenados em armários providos de fechadura, sob controle e registro do médico-veterinário responsável técnico. Importante a realização de escrituração em livro próprio. O armazenamento em um único local facilita o controle desses insumos, evitando o uso indiscriminado por colaboradores que têm acesso a essas drogas.
verificar se todas as pias de higienização são providas de material para higiene, como papel toalha e dispensador de detergente.
Manter as instalações físicas dos ambientes externos e internos em boas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza.
garantir a qualidade e disponibilidade dos equipamentos, materiais, insumos e medicamentos de acordo com a complexidade do serviço e necessários ao atendimento da demanda.