top of page
  • Rtvets

Consultor x RT x Inspetor: entenda a diferença!


Nos diversos ramos de atividade, seja em industrias, comércios ou empresas prestadoras de serviços é possível vermos funções importantes desenvolvidas pelo médico veterinário e que são imprescindíveis na excelência da qualidade do serviço ou produto ofertado, são eles: o consultor, o responsável técnico e o inspetor.


Como consultor, o profissional médico veterinário pode assessorar de diversas formas a empresa, desde a criação de manual de boas práticas, definição dos POPs, programa de autocontrole, criação de rótulos, memorial descritivo, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) entre outros. Nessa função o profissional faz diagnósticos da situação encontrada na empresa e busca apresentar soluções para o cliente.


É um trabalho personalizado de acordo com a demanda encontrada, que não exige o cumprimento de uma carga horária fixa já que esta é estabelecida de acordo com a necessidade, apresentando assim maior flexibilidade e liberdade de atuação.


Como responsável técnico (RT) o profissional é quem garante, perante o consumidor, a qualidade dos produtos e serviços prestados pelos estabelecimentos obrigados a contratar o RT. Este deve fazer treinamento de funcionários, implantar programas, fazer monitoramento dos processos, verificar a legislação vigente e se está sendo atendida pela empresa. Esse profissional assume legalmente a responsabilidade perante a empresa e responde civil e penalmente pelos danos decorrentes de sua atuação profissional.


Já o inspetor ou auditor, é o médico veterinário responsável pela verificação de possíveis alterações que torne os alimentos impróprios para o consumo ou produtos sem a qualidade exigida e dentro dos parâmetros legais. É realizado através de um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas pela empresa em busca da verificação das exigências legais estabelecidas ou até mesmo das condições sanitárias das matérias-primas ou animais abatidos. Portanto, tem a função de fiscalizar, apontando não conformidades que precisam ser corrigidas. Então, além de acompanhar a cadeia produtiva o médico veterinário é responsável por decidir o que está em condições próprias para consumo e condenar aquelas que são impróprias, sendo imprescindível sua atuação em estabelecimentos industriais e comerciais.


O médico veterinário assumindo a função de responsável técnico pode inclusive assumir a função de consultor, implantando procedimentos específicos àquela empresa de acordo com a demanda encontrada. É o que chamamos de oportunidade oculta no qual o RT pode ainda ter ganhos extras e novas oportunidades de trabalho, já que assume atividades com flexibilidade de horário e liberdade na sua atuação.


Fique atento às oportunidades e não deixe de desempenhar um bom trabalho seja como RT ou consultor!!


Um abraço da equipe Rtvets!


#medvet #medicinaveterinaria #rtvets #responsabilidadetecnica


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page