top of page
  • Rtvets

Importância do Prontuário Veterinário


O prontuário médico veterinário é um documento elaborado pelo profissional que se constitui da união de todos as informações de procedimentos, exames, sinais clínicos, indicações de tratamento, prescrições e demais informações do paciente.


Segundo a Resolução CFMV 1321/2020, o prontuário deve ser escrito e datado, sem rasuras ou emendas, emitido e assinado, privativamente por médico veterinário, sendo relatado e detalhado, cronologicamente, informações e dados acerca dos atendimentos ambulatoriais e clínicos do animal, inclusive vacinações, exames diagnósticos e intervenções cirúrgicas realizados, ou coletivo em se tratando de rebanho, garantida a autenticidade e integridade das informações.


O código de ética do médico veterinário detalha ainda que É VEDADO ao profissional deixar de:

· Elaborar prontuário dos animais;

· Fornecer o prontuário ao cliente quando solicitado;

· Dar todas as explicações necessárias à compreensão do prontuário;

· Controlar o acesso dos prontuários sujeitos ao sigilo profissional.


O prontuário pode ser eletrônico ou físico, cabe ao profissional verificar qual das opções melhor lhe atende. Lembrando que caso seja eletrônico, é necessário certificar que todos os dados sejam protegidos.


Por fim, pode haver situações nas quais o responsável pelo animal solicita acesso e/ou cópia do prontuário, o que deve ser atendido de imediato, cabendo ao médico veterinário a responsabilidade pela sua elaboração e guarda por um período mínimo de 5 anos após a data do último atendimento, mesmo em caso de óbito do animal.


O prontuário, assim como outros documentos utilizados na rotina da clínica veterinária, é de extrema importância para o profissional. Além de criar um arquivo organizado, com a reunião de todos os dados do paciente, cria ainda um dossiê de documentos que podem ajudar em casos futuros, processos judiciais, solicitações e também em defesa do profissional no caso de algum processo disciplinar instaurado.


Preparamos um e-book sobre documentos veterinários na qual falamos dos documentos veterinários mais utilizados na rotina clínica e ainda disponibilizamos modelos que podem ser facilmente utilizados por você, profissional! Clique aqui e confira!


Abraço da Equipe Rtvets!


#medvet #medicinavet #medicinaveterinaria #rtvets

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page