Importância do Prontuário Veterinário

O prontuário médico veterinário é um documento elaborado pelo profissional que se constitui da união de todos as informações de procedimentos, exames, sinais clínicos, indicações de tratamento, prescrições e demais informações do paciente.
Segundo a Resolução CFMV 1321/2020, o prontuário deve ser escrito e datado, sem rasuras ou emendas, emitido e assinado, privativamente por médico veterinário, sendo relatado e detalhado, cronologicamente, informações e dados acerca dos atendimentos ambulatoriais e clínicos do animal, inclusive vacinações, exames diagnósticos e intervenções cirúrgicas realizados, ou coletivo em se tratando de rebanho, garantida a autenticidade e integridade das informações.
O código de ética do médico veterinário detalha ainda que É VEDADO ao profissional deixar de:
· Elaborar prontuário dos animais;
· Fornecer o prontuário ao cliente quando solicitado;
· Dar todas as explicações necessárias à compreensão do prontuário;
· Controlar o acesso dos prontuários sujeitos ao sigilo profissional.
O prontuário pode ser eletrônico ou físico, cabe ao profissional verificar qual das opções melhor lhe atende. Lembrando que caso seja eletrônico, é necessário certificar que todos os dados sejam protegidos.
Por fim, pode haver situações nas quais o responsável pelo animal solicita acesso e/ou cópia do prontuário, o que deve ser atendido de imediato, cabendo ao médico veterinário a responsabilidade pela sua elaboração e guarda por um período mínimo de 5 anos após a data do último atendimento, mesmo em caso de óbito do animal.
O prontuário, assim como outros documentos utilizados na rotina da clínica veterinária, é de extrema importância para o profissional. Além de criar um arquivo organizado, com a reunião de todos os dados do paciente, cria ainda um dossiê de documentos que podem ajudar em casos futuros, processos judiciais, solicitações e também em defesa do profissional no caso de algum processo disciplinar instaurado.
Preparamos um e-book sobre documentos veterinários na qual falamos dos documentos veterinários mais utilizados na rotina clínica e ainda disponibilizamos modelos que podem ser facilmente utilizados por você, profissional! Clique aqui e confira!