top of page
  • Rtvets

O que diferencia os estabelecimentos veterinários?


Se você tem interesse em abrir seu negócio veterinário ou ser RT de um deles é importante saber diferenciar estes estabelecimentos. Temos regulamentado 4 tipos de estabelecimentos: clínica, hospital, consultório e ambulatório veterinário. Vamos descrever as atividades de cada um deles, confira!

O profissional deve se atentar para os tipos de serviços prestados nos diversos estabelecimentos veterinários: cirurgia, internação, consultas. Após a escolha dos serviços a serem prestados, fica fácil identificar qual estabelecimento abrir.

  • Consultório

Estabelecimento destinado ao ato básico da consulta clínica, vacinação, e procedimentos simples no animal tais como: fluidoterapia, curativos, aplicação de medicamentos, suturas superficiais, coleta de material, sedação e anestesia local. Não é permitido realização de anestesia geral, realização de cirurgias e internação.


  • Clínica veterinária

Estabelecimento com variedade de serviços, a depender da escolha do profissional, sendo possível:

  1. Clínica de atendimento de especialidades: clínica com vários consultórios para atendimento de diversas especialidades.

  2. Clínica com atendimento clínico e internação: estrutura dotada de consultório e salas de internação, podendo escolher o período de funcionamento: diurno ou integral. Lembrando que a clínica pode optar em ter o serviço de internamento de animais com suspeita de doenças infectocontagiosas. Caso opte é necessária sala própria para esta finalidade.

  3. Clínica com atendimento e cirurgia eletiva: estrutura de atendimento clínico e centro cirúrgico para realização de procedimento eletivos em animais saudáveis, sendo um exemplo a castração.

  4. Clínica completa: clínica com realização de todos os procedimentos: atendimento clínico, internação, cirurgia; contendo todas as salas necessárias para este atendimento.

Importante destacarmos que a clínica deve estabelecer também seu horário de funcionamento, visto que temos a possibilidade de atendimento ao público 24 horas ou não. Além disso, caso opte por internação, é necessário estabelecer o período, se diurno ou integral, e garantir que durante a permanência de animais internado é necessária a presença do Médico Veterinário.


  • Hospital

Estrutura mais complexa, com salas de consultório; internação integral; centro cirúrgico e atendimento 24 horas ao público. Deve contar com o serviço de ultrassonografia e eletrocardiografia. Também deve ter estrutura e serviço de radiologia veterinária. Além disso deve possuir sala e equipamentos de análises clínicas para atendimento de emergências.


  • Ambulatório

Estrutura parecida com o consultório veterinário localizada em dependências comerciais, industriais, de recreação, de ensino, de pesquisa ou de órgãos públicos onde são atendidos os animais pertencentes exclusivamente ao respectivo estabelecimento, com as mesmas atividades possíveis de serem realizadas em um consultório.


Para conhecimento da exigência para a estrutura física de cada estabelecimento se faz necessária a leitura e conhecimento da Resolução CFMV 1275/19. Ela normatiza sobre os procedimento, salas e equipamentos mínimos exigidos para cada tipo de estabelecimento. Importante destacar que a Vigilância Sanitária é responsável por fiscalizar os aspectos sanitários desses estabelecimentos, mas nem todas elas tem legislação específica para estabelecimentos veterinários, visto que nem mesma a Anvisa legislou a respeito. Logo é importante buscar mais informações no órgão.


Para facilitar a busca pelo profissional, o Rtvets desenvolveu 2 e-books que tratam sobre o assunto, facilitando a abertura do seu consultório ou clínica veterinária e entendimento sobre as exigências. Assim você não precisa ficar horas na internet buscando informações sobre o assunto ou lendo as legislações, visto que os e-books trazem as informações necessárias para que você saiba as exigências legais para abertura do seu negócio, evitando autuações. Confira, clicando aqui.


Abraço da Equipe Rtvets.


#medvet #medicinaveterinária #rtvets #rt

295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page