top of page
  • Foto do escritorRtvets

O que um RT veterinário faz pela minha empresa?


Respondendo de forma muita simples: MUITA COISA! É isso mesmo, se você acha que o Responsável Técnico (RT) é aquele que só assina para a empresa e cumpre uma formalidade legal imposta pelo CRMV, você está errado, e utilizando dos serviços desse profissional de forma inadequada.


O Médico Veterinário RT pode impulsionar a sua empresa com seu conhecimento técnico e legal. Ele é o profissional habilitado a fazer cumprir a legislação vigente, evitando que sua empresa realize procedimentos inadequados ou irregulares, livrando a empresa de autuações, e mais importante garantindo a qualidade do serviço e/ou produtos ofertados ao consumidor. Ele pode ser um agente transformador e lucrativo para a empresa, auxiliando-a a se destacar no mercado.


Para que isso aconteça, é necessária a contratação de um profissional capacitado e com a postura adequada para o cargo, que tenha as habilidades necessárias e principalmente instinto de liderança. Confira abaixo, algumas das atividades do RT, que podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio relacionado a medicina veterinária:

  • Orientar o estabelecimento quanto sua habilitação e respectivos registros nos órgãos oficiais pertinentes e no CRMV;

  • Pautar sua conduta em consonância com a legislação técnica pertinente à atividade e a natureza do estabelecimento;

  • Conhecer e orientar o cumprimento da legislação ambiental, sanitária e outras pertinentes às atividades da empresa, orientando a adoção de medidas a serem cumpridas;

  • Atender as solicitações dos órgãos fiscalizadores prestando as informações necessárias, quando solicitado;

  • Notificar as autoridades sanitárias oficiais quando da suspeita de ocorrência de doenças de notificação obrigatória;

  • Propor revisão de normas legais ou de decisões das autoridades constituídas, sempre que estas venham a conflitar com os aspectos científicos, técnicos, tecnológicos e sociais, disponibilizando subsídios que proporcionem e justifiquem as alterações necessárias, enviando-as ao CRMV;

  • Aplicar seu conhecimento técnico para implementar melhorias no processo produtivo;

  • Otimizar os procedimentos que podem ocasionar em perdas econômicas à empresa.


O objetivo desse artigo é esclarecer que não basta contratar um profissional para cumprir uma exigência legal e este ser um "peso-morto", sendo que ele poderia impactar positivamente nos negócios da empresa. Fica a dica.


Por Raquel de Sousa Braga, Médica Veterinária CRMV-GO 5214

Em 25/03/2023


#funçõesdort #rtveterinário






111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page