• Rtvets

Já ouviu falar em Termo de Constatação e Recomendação?



O termo de constatação e recomendação é um dos documentos utilizados pelo responsável técnico e de grande importância para sua atuação profissional.


É utilizado quando for identificado problemas técnicos ou operacionais que necessitem de ação corretiva. O profissional que atua como responsável técnico emite esse documento para a empresa na qual presta serviço solicitando ajustes de erros detectados.

No termo deve constar os dados da empresa, do responsável técnico, a data da notificação, quais foram as irregularidades constatadas e o prazo para a regularização da situação. Deve ser emitido em duas vias, assinadas pelo RT e pelo responsável da empresa, sendo que este último fica com uma via do documento.


Orientamos que todas as correções necessárias para o bom funcionamento do estabelecimento devem ser incluídas no termo de constatação e recomendação. Isso inclui as constatações de não conformidade, os acompanhamentos realizados, as orientações fornecidas, bem como toda e qualquer recomendação repassada.


Para desempenhar um bom papel como RT o profissional deve ter bom conhecimento, ser cuidadoso nas atividades e ter prudência tomando todas as precauções necessárias. Ainda, o RT deve fazer um diagnóstico técnico da empresa, emitindo recomendações necessárias para as correções das irregularidades e promovendo o acompanhamento das adequações solicitadas.


Importante saber que o termo ajudará o profissional a se resguardar de alguma acusação que possa vir a acontecer pois comprova sua atuação no exercício de função como responsável técnico. Servirá ainda como prova de algum processo ético disciplinar e como documento comprobatório do exercício profissional. Por estes motivos é um documento de grande importância para o médico veterinário.


Mas não para por aí! Existem outros documentos de grande importância para o médico veterinário que tem a função de resguardar sua atuação profissional e até mesmo outros que são de uso obrigatório. Em processos éticos que ocorrem em desfavor ao profissional ou até mesmo em processos judiciais, os médicos veterinários falham pois não possuem esse acervo de documentos que comprovam sua atuação!Para saber quais são esses documentos e como utilizá-los, não deixe de olhar este e-book, clique aqui!




48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo