top of page
  • Rtvets

Termo de encaminhamento: respeite o colega veterinário!


Ainda é comum na medicina veterinária o encaminhamento de pacientes para realização de exames, internação, cirurgia ou até mesmo atendimento especializado, e o profissional reter o paciente no seu estabelecimento, não fazendo o retorno ao profissional que encaminhou. Mas, lembre-se que esta é uma conduta antiética e muito desrespeitosa com o colega.


É necessário realizar esse tipo de procedimento quando o conhecimento e/ou estrutura física não são suficientes para atendimento da necessidade do paciente, pois o profissional deve estar compromissado com o bem-estar dos animais. A depender da política da empresa, pode-se cobrar nova consulta, pois não há procedimento estabelecido em legislação, devendo verificar com a clínica formas de parceria. Muitas, com termo de encaminhamento bem feito, isentam o valor de nova consulta.


Caso receba o animal encaminhado, é necessário deixar o profissional anterior a par do estado de saúde do animal. É claro que há situações que não são caracterizadas como encaminhamento, quando por exemplo a clínica dispõe de todos os serviços necessários para atendimento do caso, mas o tutor quer ser atendido por outro profissional. Nesse caso, dê cópia do prontuário do paciente para o tutor, visto que é seu de direito, mas não cabe emissão de termo de encaminhamento.


Na internet diversos estabelecimentos disponibilizam seus formulários, até para uso dos profissionais que encaminharam pacientes para seu estabelecimento, como forma de padronização, alguns disponibilizados no próprio site da clínica, veja abaixo:


NiCare UTI veterinária – clique aqui

Verlengia Hospital Veterinário - clique aqui


Portanto, fique atento ao código de ética e mantenha uma relação de respeito e cortesia com os colegas, defendendo a dignidade profissional e o prestígio da classe.


Abraço da Equipe Rtvets!


#medicinaveterinária #medvet #rtvets #encaminhamentovet


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page